25 fevereiro 2015

A lenda de Orfeu e Eurídice


Oi gente!

Desde que li o livro Entre o agora e o nunca estou fascinada por essa história. Queria eu ter coragem de fazer uma linda tatuagem como a de Andrew.
Para quem não leu o livro e quer saber um pouquinho mais, leia a resenha que fiz.



A lenda de Orfeu e Eurídice é uma história de amor com um final interrompido até o destino intervir.

Eurídice era uma bela ninfa casada com o talentoso artista Orfeu. Grande poeta, músico e cantor, Orfeu acalmava a todos em volta ao cantar com sua lira ou cítara. O amor que sentia por Eurídice o completava, mas o desejo de outro homem acabou com sua alegria. Um apicultor chamado Aristeu, sentiu-se atraído por Eurídice e passou a persegui-la. Ao fugir dele, a moça pisou em uma serpente venenosa, foi picada no calcanhar e caiu morta, indo para o mundo dos mortos. Orfeu, inconsolado, se isolou de tudo e transformou sua música em um triste lamento de amor. Foi então que ele decidiu descer ao Hades (reino dos mortos) para buscar a esposa, e conseguiu passar por todos os obstáculos do mundo subterrâneo. A canção de amor que tocava na lira comovia a todos, como que em um encantamento, e até os elementos e fenômenos naturais eram afetados. O poder da música era tão forte que fez adormecer Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões do reino e outros monstros.

Assim, Orfeu conseguiu entrar no sombrio território, deixando o deus Hades furioso. Mas ele acabou comovido pela canção e entregou Eurídice para o marido a pedido da deusa Perséfone com uma única  condição: que Orfeu deveria conduzi-la sem olhar para o rosto dela até que ela estivesse à luz do dia. Portanto, não poderia olhar para trás antes que deixassem o mundo das sombras. Então, fizeram uma longa e tortuosa caminhada até se aproximarem da luz do sol. Por um impulso para verificar se a esposa estava o seguindo, Orfeu virou a cabeça para trás e avistou perto da saída de um túnel. Mas já era tarde…Eurídice soltou suas últimas palavras de tristeza ao amado e desapareceu como fumaça.

A vida perdeu o sentido de vez para Orfeu e ele viveu amargamente para cantar o amor por Eurídice, até o dia de sua morte. Foi fiel a ela por toda a sua vida e com ela se reuniu quando chegou sua vez de entrar no mundo dos mortos.


Essa história é linda! O amor de Orfeu por Eurídice é avassalador.  Não tenho nem palavras para descrever o que penso dessa história, só o que consigo dizer é que é linda demais.

Beijos e boas leituras!

2 comentários:

  1. Oi Leticia :)

    Essa história é realmente linda!
    É o tipo de romance que gosto de ler. Com um amor forte e verdadeiro, que não importa o que aconteça sempre estarão juntos...

    Amei o seu blog, você acaba de ganhar mais uma leitora :)

    Beijos!
    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lê, verdade!!
    Eu não lembra da Tatuagem, uhulll.
    Adorei o post.

    bjos,

    https://bookshelfone.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS