13 março 2015

Resenha - A seleção

Autora: Kiera Cass - Editora: Seguinte - Páginas: 357

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje quero falar de uma distopia muito fofa!

O primeiro livro da trilogia criada por Kiera Cass se chama A Seleção. Contado em primeira pessoa pela personagem América, este livro é mais voltado para a primeira fase do processo seletivo para a escolha de uma nova princesa de Illéa.
Illéa é um país criado após a quarta guerra mundial, onde foram unidos países que hoje conhecemos como Estados Unidos, Argentina, Brasil etc. Toda a América Central e Sul se uniram num só país e de volta a monarquia existe rei, rainha, príncipe e princesa.

A seleção é para encontrar a princesa filha de Illéa, ou seja, o príncipe deve se casar com uma plebeia no intuito de acalmar as castas inferiores, pois a três gerações não nascem princesas e de tempos em tempos os rebeldes ficam agressivos à monarquia.

A primeira fase é feita através de convites às moças de todas as províncias, que possuem de 16 a 20 anos, todas que tem interesse em participar devem preencher o formulário e entregar para que talvez seja uma das 35 selecionadas, e essas 35 moças irão para o castelo onde viverão como princesas até seu retorno para casa, caso não cheguem à segunda fase que se chama A Elite.

America nunca pensou em ser princesa, ela já tinha seu amor, porém foi escolhida para participar da seleção. Com um pouco de relutância ela se inscreve e fica entre as 35 selecionadas. Sua família fica muito feliz, mas ela não. E é no castelo que tudo acontece. 

Neste livro, além de romance existe um pouco de distopia, pois com a criação do novo país, nova organização voltada para a monarquia, também foi criado o que Kiera Cass chama de Castas. As castas são grupos de pessoas denominadas pela sua posição financeira na sociedade e vai do número 1 ao número 8.
Assim como já vimos em Jogos Vorazes, que existem os distritos e em Divergente que existem as facções, as castas servem para colocar "ordem" na sociedade recém-devastada. Mas, não significa que essa divisão seja justa.

Conheça as castas

Um: Realeza, clero.

Dois: Todas as celebridades, como músicos, atletas profissionais, atores, modelos, políticos, oficiais (soldados, policiais, bombeiros ou guardas escolhidos no recrutamento).

Três: Educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.

Quatro: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.

Cinco: Artistas, músicos, cantores eruditos, atores, dançarinos.

Seis: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.

Sete: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.

Oito: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos.

Nossa narradora America pertence à Casta 5 e ao ser selecionada para A seleção ela se tornou uma 3.

Eu amei o primeiro livro que conta muito sobre America, seus dramas familiares, sua visão sobre as castas e sua repugnância pela disputa.

Você já leu? Conte-me o que achou.

Beijos e boas leituras!!!

2 comentários:

  1. Oi! Como eu disse na minha resenha, eu achei esse um "Ok" acho que a autora poderia ter desenvolvido muitos pontos e o a maioria dos detalhes ficaram muito a desejar, mas enfim, ainda assim eu li os outros volumes, mas já digo que essa não é nem de longe a minha distopia favorita.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não se renderam a esse livro. Alguns falam tão bem e outros nem tanto, vou ter que tirar a prova por mim mesmo e logo. Só as capas que eu acho lindas, ainda mais as que são de capa dura.

    http://garimpeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS