02 agosto 2015

Resenha - Divergente

Editora: Rocco / Autora: Verônica Roth / Páginas: 504

Olá pessoal!
Quem aí ainda não leu ou assistiu divergente? Ano passado era uma febre de "eu sou divergente","eu sou audácia"... Mas duvido que alguém pularia de um trem em movimento... Pago para ver quem deixaria alguém atirar facas em você! 
Enfim, essa resenha estava no meu antigo blog, por isso está "atrasada" aqui, mas para quem não conhece vale a pena conhecer. E para quem conhece, vale saber minhas impressões dessa história.

A história passa-se na cidade futurista de Chicago, onde foram formados para um bem comum as cinco facções. Cada facção tem sua parte no bem e crescimento social como um todo, são elas: Abnegação, Amizade, Erudição, Franqueza e Audácia. 

"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia."

Essas facções foram divididas de acordo com as características das pessoas que nela conviveriam. Como nem todos pensam igualmente, aos 16 anos tem-se a oportunidade de mudar de facção, porém, se essa mudança ocorrer haverá testes e provações onde se for aceito na nova facção você será parte dela e nunca mais verá sua família e se não for aceito, você será um Sem Facção, que traduzindo em nosso mundo real você será um mendigo.

"Facção antes do sangue!"

Neste livro veremos as coisas através da personagem Beatrice, 16 anos. Minha conclusão sobre a personagem Tris é que ela é corajosa, esperta e egoísta, mas nenhuma dessas duas últimas características ela reconhece claramente no livro. Já a coragem, isso ela demonstra muito bem, pois passa a história inteira passando por cima dos sentimentos e costumes para provar a si mesma e aos demais o quanto é corajosa. Essa personagem tem a oportunidade de escolher seu futuro, seus amigos, suas novas crenças e ela o faz surpreendendo a todos, até a si mesma.

"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez!"

Divergente é uma distopia surpreendente. A escritora Verônica Roth tem uma escrita ótima e muito detalhista. Em alguns momentos me senti parte da história, senti as dores e as sensações da Beatrice. É aquele tipo de livro que ao começar a ler você vai ter sonhos, pensamentos e curiosidade de saber o final o mais breve possível.


"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela."

Pode-se dizer que é um romance, mas tem muita ação, então se você acha que o livro falará o tempo todo de romance esquece! Beatrice e Quatro (um dos principais personagens) tem sim um sentimento um pelo o outro, mas como Beatrice passa muito tempo provando ser corajosa e nunca se envolveu realmente com ninguém, então nem percebe seus sentimentos.

Contudo, achei um livro ótimo, digno de ser lido por pessoas de todas as idades. É uma distopia fascinante com seus personagens bem construídos e em evolução emocional (por serem todos entre 16 e 18 anos). A continuação dessa incrível história está em INSURGENTE e CONVERGENTE.

Veja o trailer da adaptação cinematográfica.



Beijos e boas leituras!

5 comentários:

  1. preciso ler divergente, acredita que ainda não li a serie.
    Te marquei em um tag la no blog, da uma olhada :)
    colhendo-sonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, o "melhor" livro da série. Insurgente é um saco e não li convergente...
    Mas esse primeiro livro é legalzinho. O filme mudaram demais.

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler Divergente, vi o filme primeiro e gostei da história. Eu ando meio viciada em distopias sabe kkkk A última que li foi O Teste, e lembra um pouco Jogos Vorazes e Divergente, mas é muito boa!

    Bjo
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo Divergente demais, e na minha opinião, eu seria Erudição. Gente... mas o Quatro, (ou Tobias, que achei um nome meio nada a ver pra ele), que homem é essseee!! :o Todo aquele mistério que ele tem me deixa encantada haha

    ResponderExcluir
  5. O filme me desgostou um pouco, achei entediante e por isso acabei nem indo atrás do livro, mas vou pensar em dar uma chance, tenho ele há tempos baixado no tablet, só falta mesmo a vontade de ler.

    http://garimpeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS