08 dezembro 2015

Harry Potter e a pedra filosofal - Livro & Filme


Olá leitores!
Hoje quero falar um pouco de HP e a pedra filosofal. Claro que mesmo quem não leu ou não viu aos filmes sabe muito bem do que estou falando, mas cuidado, neste post teremos SPOILERS do livro e do filme, uma vez que a intenção é fazer um comparativo.
Sem mais delongas vamos ao comparativo!

Tio Valter
Já no início temos uma pequena diferença que faz a introdução no livro e não aparece no filme. No livro o tio Valter tem um longo e chato dia de trabalho e percebe algumas "estranhezas" em relação à pessoas andando com vestes longas e escuras, festejando pelas ruas e citando os "Potter". Demonstra sua total antipatia pelos cunhados e sobrinho que nunca conheceu e graças aos produtores essa cena foi cortada. No livro é ótima, porque temos a introdução da tortura que será Harry morar com os tios, mas no filme creio que ficaria muito, muito chato. Então no filme os produtores pularam para a parte onde a professora Minerva e o professor Dumbledore chegam à rua dos Alfeneiros.

Aniversário do primo Duda
Depois temos uma cena que foi cortada do filme e que senti falta. Como primeiro vi o filme para depois ler o livro senti como se uma janela fosse aberta e um raio de sol adentrasse. No livro os tios de Harry sempre o deixam com uma vizinha nos dias de aniversário do Duda, para passearem à vontade e no filme apesar de demonstrar que não estão satisfeitos de levarem ele para o tal passeio esse fato é cortado, além do mais no filme fica muito sutil a aparição real dos poderes do Harry e não citam também outras coisas que acontecem com ele na escola sem que ele ao menos se desse conta de que era magia.


Hagrid
Todas as cenas do filme em relação ao envio das cartas de Hogwarts para Harry são muito resumidas em relação ao livro, o que é aceitável uma vez que detalhar tudo não seria possível em uma adaptação. Algumas mudanças foram boas, como o momento em que Hagrid confunde Harry com Duda, o que tornou a cena muito engraçada. Apesar da rapidez da cena concordo que haveria muito ainda para ver e não seria bom focar tanto no momento da carta e etc. Ainda falando do grandão, no filme passam rápido demais alguns detalhes que passaram despercebidos por mim, como por exemplo que ele havia sido expulso de Hogwarts e por isso o guarda-chuva era sua varinha camuflada.

Beco diagonal
No livro Harry conhece Draco, no filme não. No livro Harry está com Hagrid quando ele compra Edwiges, no filme não. Mas são detalhes que não fazem a diferença. Existem outros pequenos detalhes que no contexto do filme ficaram perfeitamente bons em relação ao resumo dos acontecimentos do beco diagonal.


Nimbus 2000
Fiquei surpresa quando percebi que no livro Harry ganha a vassoura e não pode abri-la no salão principal, uma vez que no filme ele abre e é feita maior festa. Os alunos do primeiro ano não podem ter vassouras e isso não fica claro no filme, enquanto no livro é tudo muito bem explicado o porque Harry abre a vassoura em seu dormitório.

Norberto o dragão
A partir daqui algumas falas e cenas trocam de lugar. No filme Hagrid ganhou um ovo de dragão de um desconhecido e Dumbledore envia Norberto (o dragão bebê) para ser tratado na Romênia. Porém, no livro não é tudo tão simples, vemos pela primeira vez a torre de astronomia e o empenho do trio (Harry, Ronie e Hermione) em solucionar um problema em prol de ajudar um amigo. Eles é quem enviam Norberto para o irmão de Ronie na Romênia para que Hagrid não tenha problemas em seu trabalho em Hogwards e não é tudo muito fácil levando em consideração Draco em seu encalço.



Pedra filosofal
No livro temos muitas explicações de como o trio se empenha em descobrir o que Fofo (o cão de três cabeças) está guardando debaixo de um alçapão, explica porque o espelho de ojesed foi levado e usado a favor da pedra e explica também tudo que descobriram sobre Nicolau Flamel e a relação direta com a pedra, o que no filme não fica muito claro. Outro ponto é que para chegar à pedra no filme temos os desafios das poções criada por Severo e no filme não temos essa parte que achei muito interessante. 

Essas foram os principais pontos que achei interessante compartilhar. Sabemos que nenhum filme será perfeito em relação ao livro, 99,9% dos livros são melhores que os filmes, porém este filme em especial me agradou na adaptação e agradou 99% dos fãs da saga também!
Não me arrependo de ter visto o filme antes de ler o livro, até porque reviver detalhadamente cada passo de Harry Potter com outros olhos foi magnífico. 



2 comentários:

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS