17 dezembro 2015

Resenha - Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Editora: Rocco | Autora: Suzanne Collins | Páginas: 400 | ISBN: 9788579800245

Olá leitores!
Hoje quero falar um pouco de um livro que não é novidade para a maioria de nós, mas que mexeu muito conosco e ainda mexe. Para os que ainda não conhecem, venham conhecer essa história onde a coragem e o amor nos tornam capazes de acender a chama da esperança!

A história

Jogos vorazes conta a história de uma nação chamada Panem que se ergueu após o fim da América do Norte devido à uma grande guerra. Essa nação foi formada por 13 distritos mais a Capital que mantinha os 13 distritos a pulso firme, até que o distrito 13 se rebelou contra a tirania da Capital, o que resultou em sua aniquilação. Agora, Panem é composta apenas pela Capinal mais 12 distritos que são comandamos firmemente, os distritos fornecem tudo que a Capital precisa e muito mais. São obrigados a passar necessidades, em muitos distritos pessoas morrem de fome ou de frio enquanto a Capital vive no luxo, porém a Capital alega que eles fornecem Ordem e Segurança, pois sem isso o país retornaria ao caos. Devido a transgressão do distrito 13 a Capital criou há 74 anos os Jogos Vorazes, programa anual transmitido pela TV onde dois adolescentes (um garoto e uma garota) de cada distrito entre 11 e 18 anos são sorteados para lutarem até a morte e tornar apenas um vencedor: o vitorioso.
E é neste cenário que conhecemos Katniss Everdeen, o livro é narrado em primeira pessoa por essa personagem de 16 anos que ao comparecer à colheita dos tributos (garoto e garota) da 74º edição do Jogos Vorazes se vê em uma faca de dois gumes, pois sua irmã Primrose Everdeen de 11 anos foi sorteada para os jogos, sendo órfãs de pai, Katniss sempre foi a principal provedora da sua família composta pela mãe e pela irmãzinha. Katniss caçava na floresta e vendia suas caças ilegalmente para que as três não morressem de fome, colocava seu nome diversas vezes no sorteio dos jogos para receber comida extra para sua família e no primeiro ano em que Primrose entrou para o sorteio, ela não permitiu que sua irmã recebesse alimentos extras em troca de mais uma chance de entrar nos jogos, porém, com apenas uma chance de ser sorteada, Prim foi a escolhida e Katniss não vê outra opção senão ser voluntária como tributo no lugar de sua irmã.
Outro tributo sorteado é Peeta, filho do padeiro que há muito tempo ajudou Katniss quando estava a beira de morrer de fome. Mesmo com essa ajuda, Katniss e Peeta nunca foram amigos ou tiveram contato até a viagem para o centro de tributos na Capital. 
Conhecemos também um pouco de Gale, amigo de Katniss. Ambos caçavam juntos, perderam seus pais na mesma explosão da mina de carvão e são principais sustentos de suas famílias. 
Minhas impressões

Este é mais um livro que assisti o filme antes de ler. De cara jogos vorazes me conquistou pelo enredo distópico. No filme senti algumas lacunas que foram preenchidas ao ler o livro. O livro tem 400 páginas, sim, porém a leitura é leve e fluida o que torna fácil concluir em no máximo dois dias. Todos os personagens são de inteira importância, porém como dito acima estamos na "cabeça" de Katniss Everdeen então vemos todos os personagens através de seus olhos. Suas qualidades e defeitos da mesma maneira que ela os vê, isso faz uma enorme diferença quando assistimos o filme, pois o filme tenta mostrar as coisas em terceira pessoa, porém fica evidente que ainda estamos observando os personagens aos olhos de Katniss. 
Este livro mostra o início de uma rebelião, onde não só é acesa a chama da esperança, mas também o despertar de uma Panem oprimida. Gostei de todo o enredo, dos personagens, me emocionei várias vezes com a habilidade de Katniss em demonstrar todo seu amor pela irmã e por tudo que faz lembrar a pequena Prim. A descrição da arena é espetacular, o instinto de sobrevivência de Katniss é empolgante e impressionante a maneira com que tudo se desenrola. Não sou fã de livros que tenham sido intitulados como distopia e de repente são românticos ao extremo, acredito que foi por este motivo que este primeiro livro me puxou para a trilogia, aqui existem sentimentos incertos, mas não um romance explícito e cheio de melação. Amo livros românticos, clichés, mas cada gênero em seu lugar, por favor.

8 comentários:

  1. Oi Le, estou com você em não gostar de distopias que colocam um romance muito meloso no meio, isso me irrita bastante.
    Jogos Vorazes eu só li o primeiro livro até agora, já vi os filmes e amei, na verdade inda não descobri o motivo que estou enrolando tanto para terminar de ler a trilogia kkk quem sabe ainda esse ano eu crie vergonha na cara e termine kkk
    Adorei a resenha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia,

    Conheci Jogos Vorazes quando vi o trailer do filme, procurei pelo livro.. Li a sinopse e quis muito ler, acabou que li em dois dias e corri para os outros, mesmo assim ainda falta ler A Esperança. Realmente é uma leitura muito fluida e muito boa! Quanto ao filme, como vi depois de ler, foi inevitável não comparar... Achei que faltou muita coisa. Não foi ruim, mas a expectativa tava alta! hahahaha

    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  3. Essa é a minha distopia favorita, acho que isso que você falou de cada gênero em seu lugar ajudou muito para isso...
    Adorei a resenha Lê!

    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  4. Já assisti os filmes (e gosto bastante), apesar de concordar que a maioria dos livros são melhores que os filmes, nunca tive vontade de ler a saga, mas sua resenha me deixou realmente curiosa! hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que sou a única pessoa que nunca leu/assistiu Jogos Vorazes hahahha agora fiquei curiosa pra ler e assistir :p

    ResponderExcluir
  6. Acho que sou a única pessoa que nunca leu/assistiu Jogos Vorazes hahahha agora fiquei curiosa pra ler e assistir :p 2

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê!
    Eu ainda não li os livros da trilogia, mas vi todos os filmes e me apaixonei desde o início, por causa do cenário distópico, como você disse. Estou louca para ler os livros logo. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ooi, Lê! Eu gosto dos filmes dessa trilogia, ainda não tive a oportunidade de assistir ao último filme, mas quero muito! Eu comecei a ler o último livro (sim, eu ainda não li nem o primeiro é nem o segundo, mas fui ler o último rsrs) e meio que não gostei da escrita da autora, achei muito parado... Não sei se é porque é o último livro, mas vou tentar ler a trilogia um dia!
    Beeijos!

    www.thoughtsandadventures.com.br

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS