01 abril 2015

Conhecendo o autor Sergio Pereira - Entrevista



Olá leitores!
Continuando com a semana de conhecendo o autor, vamos a entrevista realizada com o Sergio Pereira.

Confira aqui!

1- Sergio, de onde surgiu a vontade de ser escritor? Conte-nos um pouco sobre isso.

Eu nunca pensei em me tornar escritor. Na verdade, eu sempre gostei de criar histórias na minha cabeça, mas tinha preguiça de torná-las, de fato, uma parte de mim. De torná-las tinta e papel. Mas aí aconteceram coisas em minha vida que me deram fôlego para escrever.



2- Como surgiu a inspiração e como foi o desenvolvimento do livro Enviada?


Eu pulei do Infantil para o Juvenil porque em 2009 recebi uma resposta da Editora Objetiva, daqui do Rio mesmo. Ela dizia em carta: “Muito apreciamos a obra e vimos que há qualidade literária nela, porém, não podemos nos responsabilizar por uma futura edição, pois o nosso quadro já está completo”.

Então, se eu não tivesse recebido resposta dessa Editora, eu não teria nem sequer escrito Enviada. E olha que eu havia mandado A Busca das Chaves do Poder para mais de dezesseis editoras e só uma me enviou resposta. E que bom que foi positiva.
No mesmo ano comecei a pesquisar sobre o quê eu iria escrever. E foi onde surgiu a ideia de escrever sobre o fim do mundo. Sempre me perguntei como seria o nosso fim, então, li de ponta a ponta o Livro do Apocalipse – que por sinal é o meu preferido.  Demorei cerca de três anos e meio para concluir o livro. E nesse meio tempo, eu já tinha o começo, meio e fim do que aconteceria com Angela Petre, Dimitri Costa e Gustav Reltih.
Enviada começa com o nascimento de uma criança, filha do Criador, nascida através do Espírito Santo, que vem para acabar com o pecado do mundo e mudar algumas coisas, assim como Cristo. Digamos que o primeiro livro retrata a escolha do ser humano: o bem ou o mal? Será que o mal é tão mal assim? E o bem?
Já nos livros seguintes, vocês verão sobre o ponto de vista que eu tive sobre o fim do mundo. Por hora, Enviada já está aí na praça, e a continuação, Escuridão, já está pronta.


3- Quais as dificuldades que você encontrou para escrever e publicar seu livro?


Acho que uma boa parcela de autores que lerem este comentário concordarão comigo: Para escrever uma boa história, não há dificuldade alguma, pois é você e seu cérebro que trabalham juntos naquilo. Você apaga, acrescenta, apaga de novo, para poder sempre dar o melhor. Agora, nós, escritores, encontramos muitas dificuldades para ver nossas obras equiparadas as obras internacionais. Não ganhamos respaldos de nossas próprias editoras e sequer algum incentivo. Mas nunca desanimamos, pois o nosso sonho fala mais alto. 

Existem tantos autores nacionais bons no mercado, mas que só precisam de um empurrãozinho.



4- A literatura brasileira é muito rica e todos nós sabemos disso, temos ótimos livros e principalmente, autores, porém é muito pouco valorizada. Como foi o processo de publicação do livro?


Após ter ficado cerca de três anos e meio escrevendo Enviada, eu comecei a distribuir os meus originais para meu irmão e alguns poucos amigos. Mas nesse meio tempo, enquanto eles estavam lendo, eu os cadastrei no Prêmio SESC de Literatura 2014, sem ao menos ter uma correção digna. Fiquei apreensivo, aguardando de julho de 2013 a março de 2014. E foi quando recebi uma resposta, dizendo que meu livro estava entre os trinta melhores colocados. Não ganhei o prêmio, mas saber que desclassifiquei mais de trezentos participantes me ajudou ainda mais com a autoconfiança que eu não tinha. 
Foi quando eu não conseguia mais esperar, que comecei a enviar os originais para mais de vinte editoras. Recebi resposta de três. Assinei com a Chiado Editora, o que foi um dos meus maiores erros. Rescindi contrato com eles e depois assinei com a Editora Selo Jovem, na qual estou desde julho/2014. Mas não me perguntem se estou feliz na Selo, pois a minha felicidade,não está dependendo dela, e sim, está dependendo inteiramente dos meus próprios esforços.Trabalho dia a dia para enviar marcadores, livros e bottons para meus parceiros, e são eles a minha única fonte de ajuda. 
5- Como você trabalha na divulgação do seu livro?

Já distribuí 6 mil marcadores dos 14 mil que eu fiz, 400 bottons e dei mais de duzentos livros para blogueiros e Instagrams literários, na esperança de quê, de uma forma ou de outra, meu livro tenha uma boa visibilidade entre os leitores.
 
6- Quais autores você admira e quais as suas obras que mais gosta?


Eu admiro a J.K Rowling e o C.S. Lewis e as suas obras, respectivamente. Sou simplesmente fascinado por ambos.
 
7- Qual o seu livro preferido e por quê?

Gosto da série Harry Potter. Talvez porque foi após eu ler os livros de J.K. Rowling que tomei a iniciativa de que eu queria escrever também. Ser um autor de uma série famosa.
 
8- Qual a mensagem que você espera que Enviada passe aos leitores?

Eu sempre digo que Enviada foi escrito com muito, muito amor. E nesses quase três anos e meio escrevendo, eu me dediquei de uma tal maneira para dar o melhor de mim. Então, eu espero que milhares e milhares de Enviadas cheguem até suas casas e que Dimitri, Angela e Gustav façam parte de suas vidas.
 
9- Você inspirou algum personagem em alguém conhecido?

Angela têm a minha personalidade. Sempre em cima do muro, sem saber que lado escolher e qual o certo.
O nome da melhor amiga de Angela, Lúcia, é o mesmo nome da minha mãe.
Dimitri têm o gênio do meu irmão caçula, Lucas.
E por aí vai...
 
10- Conte-nos um pouco sobre a continuação de Enviada.


Enquanto Enviada estava aguardando uma Editora em 2013, eu comecei a escrever a continuação toda no metrô, na ida e na vinda do trabalho. Ela já está pronta desde então, mas estou acrescentando algumas coisas bem essenciais. 

O livro se chamará Escuridão. E prometo que está bem recheado de aventuras. Mas há um porém, eu tenho que mostrar para a minha editora que meu livro Enviada trará algum lucro para eles, pois só assim haverá um interesse por parte deles de uma futura continuação.




Deixe sua pergunta e seu comentário... 

Beijos e boas leituras!!!

2 comentários:

  1. Acho BEEEEEEEEEEM interessante esses tipos de entrevistas sinceras com autores. Eu nunca escrevi nada, mas gosto de saber o processo quase algum dia venha a escrever. Tenho interesse, só falta o start que o sérgio citou.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lê, eu adorei a entrevista.
    O Sérgio é muito legal com todos mundo, merece muito sucesso, foi ótima conhecer mais sobre a trajetória dele ref. ao lançamento do livro.
    Muito sucesso, ele merece.

    Bjos,

    https://bookshelfone.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS